sábado, 8 de outubro de 2011

Protagonismo Juvenil: "Uma cultura de fé"

A Cruz Vermelha Filial Pará, no ano de 2011 vem com uma idéia inovadora diante de seu papel no Círio. Focada em uma tríade onde os fatores sociais, antropológicos e históricos aparecem como pano de fundo para seu maior objetivo: a urgência e emergência imersa nessa cultura de paz e acima de tudo de valorização do voluntariado.
Para este ano a Cruz Vermelha conta com a importante parceria de uma grande instituição de ensino superior a FIBRA. A FIBRA surge neste cenário de responsabilidade social com o projeto patrimônio nosso de cada dia: a imagem da fé sob orientação da professora Izabel Amazonas e coordenação dos professores mestres Renato Gimenes, hoje responsável pelo curso de história - licenciatura da faculdade e a Arqueóloga e Historiadora, Prof.ª Gilma D’Aquino.


O departamento de Serviço Social da Cruz Vermelha conta com acadêmicos do Curso de Serviço Social, vinculadas a questão dessa inclusão motivada pela fé em nossa senhora com o tema “Observação social: inclusão dos jovens”, tendo como base do trabalho o envolvimento com a procissão através do amor e da ajuda ao próximo, sob orientação da Assistente Social Especialista em Políticas Públicas Marilene Malheiros e coordenação das Assistentes Sociais Amanda Cordovil, Angélica Gonçalves e Gestora de Saúde Danielle Silva.

A Cruz Vermelha Filial Pará compreende a importância desse olhar social e não somente da urgência e emergência, uma vez que tem a certeza de ser um agente social capaz de colaborar com transformação da sociedade. O amparo jurídico às ações da Cruz Vermelha é garantido pela Diretoria Jurídica que conta com acadêmicos da área jurídica sob a orientação do Professor Paulo Barradas, Conselheiro da Cruz Vermelha. 

Neste ano a Cruz Vermelha trabalha com aproximadamente 12 mil voluntários durante toda a operação Círio, que vão desde técnicos de enfermagem, como médicos, maqueiros, lancheiros, entre outros. Todos imprescindíveis para a realização de suas atividades com sucesso esperado, capacitando e orientando a todos os seus voluntários para melhor atender aqueles que nesses dias de devoção precisam de ajuda. 

Lembramos que alguns cuidados devem ser tomados antes de ir às procissões: sair alimentado, usar protetor solar, identificar as crianças, idosos e aqueles que vêm do interior, outros estados e países, para melhor serem encaminhados em caso de se perderem, ingerir bastante água e usar roupas leves e de cores claras, para evitar qualquer tipo de desconforto durante o período em que estiverem caminhando.

A partir desta sexta feira (7), a Cruz Vermelha contará com aproximadamente 50 voluntários no translado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua. Visando que seus trabalhos de urgência e emergência sejam realizados, a CV conta com a parceria dos órgãos de trânsito, Policia Rodoviária Federal, Detran-Pa e CTBel, para interditar e orientar o trânsito.

Além disso, a Cruz Vermelha trabalha em parceria com as Forças Armadas, Policia Federal, Policia Militar, Policia Civíl, SESPA, SESMA, SAMU, Guarda Municipal, Diretoria da Festa de Nazaré e Corpo de Bombeiros.

No translado a Cruz Vermelha terá cerca de 1470 voluntários, onde estarão em 12 pontos estratégicos, no Domingo (9), teremos 7200 voluntários, com 24 postos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About

Copyright © Cruz Vermelha Brasileira - Pará Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger