terça-feira, 18 de outubro de 2011

Único e sublime, assim é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré!

A procissão de número 219 do Círio de Nazaré foi mais uma vez o ápice da demonstração de fé, foi mais de 2,3 milhões de turistas, fieis e devotos a Nossa Senhora de Nazaré que seguiram durante a tradicional caminha de 3,6 km até a Praça Santuário de Nazaré, no domingo (9) durante esse percurso viu-se todas as formas de carinho, homenagem e promessas, a maior e mais de todas é sem dúvida os romeiros da corda, este que estão atrelados por cinco estações a berlinda e são os responsáveis pelo andar da procissão.

Procissão esta que começou cedo era um longo mar de pessoas esperando atentamente o passar de ‘Nazica’, uma forma muito carinhosa e, de certa, a forma mais intima dos devotos com sua padroeira, para muitos Nossa Senhora de Nazaré é porto seguro, a grande intercessora, Mãe de todos, Rainha da Amazônia. Enquanto, muitos acompanhavam, a grande gama de tecnologia ajudando a transmitir ainda mais longe esta grande festa, sendo em prática uma das mais reconhecidas no mundo inteiro.

A caminhada para fies é o marco de cumprir sua promessa, para outros e de viver a emoção, o calor humano e para aqueles na corda, o encanto e agradecimento por graças alcançadas. O que poucos sabem é que ali é maior demonstração de afeto puro ao próximo, é impressionante a dimensão do carinho que o ser pode manifestar pelo próximo sem ao menos conhecê-lo, exemplo claro pelos voluntários, por aqueles que optaram e pagar a promessa na forma de ajuda, em ceder água, em ajudar os promesseiros que fazem o percurso de joelhos ou até mesmo carregando objetos.
PROMESSAS

Muitos passaram por momentos trágicos ou de necessidade, um tipo de acidente, doença ou meta a ser alcançada, logo pedem a intercessão de da Virgem de Nazaré, com bastante fé e empenho, eles conseguem e vão agradecer em grande parte as formas de ‘se pagar’ a promessa é bastante variada, exemplo: de joelhos, ir à corda, levar livros, levar pequenos modelos de objetos, alguns deles feitos de miriti ou de isopor, alguns chegam a levar um tijolo, para representar o novo lar que conseguiu, há outros também que pediram a saúde de si e/ou de algum familiar e levar molduras de parte do corpo feitas de cera, alguns levam grande hastes de até 2m também feito de cera e a depositam no carro dos milagres.

Não há idade que impeça a realização desta promessa, que é de certa forma um acordo que devotos/fieis fazem com Nossa Senhora, e humildemente estas pessoas fazem daquilo uma meta, um desafio que será superado a qualquer custo. Alguns, para infelicidade, não conseguem terminar da forma como queria ou como prometeu e acaba se juntando a aqueles solidários próximos a corda que dão água e incentivo para que perseverem.

A HORA DA CHEGADA

São bastantes os olharem que estão até o fim da procissão (12h10min), muitos já demonstram sinais de cansaço, porém, só se retiram após a celebração. Os promesseiros que estão na corda ou fazem votos de ir até praça santuário de joelhos são os que mais proporcionam imagens emocionantes, pela determinação, alguns chegam visivelmente cansados, anestesiados e logo recebem os primeiro atendimentos pelos voluntários da Cruz Vermelha, mais um ano presente sendo bastante eficaz, não só pelo efetivo, mas, pela humanização e o cuidado que deve ter quando se abraça o ato do voluntarismo.

Segundo Dr. Guataçara, as estratégia dentro do atendimento mudaram, atualmente em estudo viram que quanto mais cedo o círio chega, diminui o caso de insolação e que foi melhorado a logística dos postos de atendimentos, a partir que Santa passa por aqueles postos eles são desativados e remanejados seu contingente para o próximo posto e assim aumentando a eficácia ao primeiro atendimento, completa.




A CORDA 

Este ano a diretoria do Círio fez uma campanha para que não se corte a corda antes da chegada da imagem a Praça Santuário e a campanha deu certo e não houve incidentes durante chegada.
Ângelo Reis
(Portal Pará On Line)


Fotos: Ângelo Reis e Gilton Paiva

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About

Copyright © Cruz Vermelha Brasileira - Pará Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger