segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CVB-PA no Círio de Castanhal 2011

0 comentários
A Cruz Vermelha Brasileira Filial no Estado do Pará participou pela segunda vez da Romaria Castanhal Apeú em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré que foi realizada na manhã deste domingo 17/10/2011 no município de Castanhal, nordeste do estado, atualmente, considerada a maior romaria do interior do estado. Em sua 12ª edição os organizadores estimam que mais de 200 mil devotos prestaram suas homenagens a padroeira do Pará. Durante a romaria foi feita a inauguração da porta de cobre da catedral Santa Maria Mãe de Deus.

 
A Romaria deste domingo teve início às 06h00 com uma intensa queima de fogos que marcou a saída da imagem da Igreja Matriz, a Paróquia de São José, para a primeira etapa da grande caminhada. Ela seguiu pela avenida Barão do Rio Branco até a Catedral Santa Maria Mãe de Deus, na avenida Major Wilson, onde o bispo diocesano Dom Carlos Verzelletti, Monsenhor Gabriel e o padre Napoleão, realizaram a missa campal para milhares de fiéis.

Após a missa, às 08h30, teve início a grande caminhada em direção ao Santuário de Nazaré, na Vila de Apeú. A romaria durou cerca de 03 horas e foi a mais rápida de últimos anos. Por volta das 11h00 a imagem foi retirada da berlinda na “Maria Fumaça” para ser erguida nas escadarias da capela. O momento foi marcado pela forte emoção dos fiéis. A imagem foi mantida em frente à capela para que todos os devotos pudessem passar por ela para agradecer ou prestar homenagens.

A organização que garantiu mais agilidade no trajeto de oito quilômetros foi resultado do esforço conjunto de uma enorme equipe. Este ano cerca de duas mil pessoas, entre equipe de apoio e coordenadores de várias paróquias, estiveram envolvidas na organização da romaria. Pela segunda vez a diocese em parceria como Corpo de Bombeiros e a Cruz Vermelha do Pará teve a chance de possibilitar treinamentos para 100 voluntários da Cidade de Castanhal que atuaram em 15 equipes da Cruz Vermelha no atendimento aos devotos. Cada grupo teve um voluntário efetivo da Cruz Vermelha do Pará como responsável e mais 05 coordenadores totalizando 120 voluntários da Cruz Vermelha.

Foram realizados 78 atendimentos em 04 postos de atendimentos espalhados ao longo do percurso. As ações da Cruz Vermelha foram coordenadas pelo Auxiliar do Dep. de Socorros e Desastres Carlos Silva.

Quadro demonstrativo de ocorrências:

Tipo de Ocorrências
Quantidade
01
Desmaio
35
02
Hipoglicemia (baixa do nível de glicose no sangue)
12
03
Hipertensão arterial (Pressão alta)
09
04
Curativos simples nos pés
15
05
Verificação de Pressão arterial
06
06
Transferência para o intra hospitalar
01
Leia mais...
 

Blogger news

Blogroll

About

Copyright © Cruz Vermelha Brasileira - Pará Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger